domingo, 4 de janeiro de 2015

Basileia



Treinador: Paulo Sousa





Jogador-chave: Fabian Frei



O Basileia qualificou-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões.
Começou com uma derrota em Espanha contra o Real Madrid, por 1-5. Na época anterior tinha vencido o cabeça-de-série do grupo por duas vezes, o Chelsea, mas não conseguiu vencer mais nenhum jogo e ficou em terceiro lugar, passando para a Liga Europa. Desta vez não conseguiu vencer o Real Madrid no primeiro jogo, mas agora se vencesse os outros dois adversários provavelmente seria suficiente para ficar em segundo lugar.
No jogo seguinte, em casa contra o Liverpool, venceu por 1-0. Mas no terceiro jogo, na Bulgária contra o Ludogorets, perdeu por 0-1, num jogo em que jogou em inferioridade numérica desde os 18 minutos quando Serey Die foi expulso, e só sofreu o golo há nos últimos instantes do jogo.
Ao fim da terceira jornada o Real Madrid liderava com 9 pontos, e as outras equipas do Grupo B tinham todas 3 pontos e uma diferença de golos nula nos jogos entre elas. O Basileia era último por ter um golo marcado e um sofrido, enquanto o Liverpool e o Ludogorets tinham dois golos marcados e dois golos sofridos.
Na quarta jornada, o Basileia venceu em casa o Ludogorets por 4-0 e subiu ao segundo lugar do grupo. Foi a maior vitória do Basileia na história da Liga dos Campeões, nunca antes tinha vencido um jogo por mais de dois golos de diferença.
O próximo adversário era o Real Madrid, o jogo foi mais equilibrado que na primeira jornada, mas o Basileia perdeu novamente, por 0-1. Só que como no outro jogo do grupo o Ludogorets e o Liverpool empataram, o Basileia manteve-se isolado no segundo lugar com seis pontos, dois de avanço sobre o Liverpool e o Ludogorets.
Só precisava de não perder em Inglaterra contra o Liverpool para garantir o segundo lugar, porque mesmo se o Ludogorets vencesse o seu último jogo, faria sete pontos mas teria desvantagem no confronto direto com o Basileia.
O excelente historial do Basileia em Inglaterra na Liga dos Campeões era animador. Em quatro jogos anteriores nunca tinha perdido, tinha uma vitória (contra o Chelsea na época anterior) e três empates (contra o Liverpool em 2002 e contra o Manchester United em 2003 e 2011).
Conseguiu o empate que precisava, 1-1, e qualificou-se para os oitavos de final.
O jogador-chave foi Fabian Frei, que marcou o golo em Inglaterra que qualificou o Basileia. O Liverpool depois teve um jogador expulso quando tentava recuperar e não conseguiu melhor que um empate.
Nos oitavos de final o Basileia irá defrontar o FC Porto. Foram duas equipas com percursos semelhantes na época anterior, ambas ficaram em terceiro lugar nos respetivos grupos na Liga dos Campeões e caíram para a Liga Europa, onde foram até aos quartos de final, e não conseguiram manter a vantagem que conquistaram nas primeiras mãos. Desta vez os percursos não serão semelhantes, uma atingirá novamente os quartos de final, desta vez na Liga dos Campeões, e a outra será eliminada.

Sem comentários:

Enviar um comentário