domingo, 11 de janeiro de 2015

Sporting



Treinador: Marco Silva





Jogador-chave: Nani



O Sporting terminou em terceiro lugar no Grupo G da Liga dos Campeões, passando para os dezasseis avos de final da Liga Europa.
Após cinco épocas de ausência, o Sporting regressou à Liga dos Campeões. No primeiro jogo, na Eslovénia contra o Maribor, marcou a poucos minutos do fim, mas ainda permitiu que o Maribor empatasse. Como o outro jogo do grupo também foi um empate 1-1, todas as equipas do grupo permaneciam empatadas.
No segundo jogo, em casa contra o Chelsea, perdeu por 0-1. No outro jogo voltou a haver um empate 1-1, portanto o Sporting era agora último classificado com apenas um ponto, a três pontos do Chelsea, e a um ponto do Maribor e do Schalke 04.
O Sporting tinha um péssimo historial contra equipas alemãs na Liga dos Campeões: em oito jogos tinha zero vitórias, dois empates e seis derrotas. Mas o adversário nos próximos dois jogos era alemão, o Schalke 04.
Primeiro, na Alemanha, o Sporting até marcou primeiro, mas Maurício foi expulso, deixando o Sporting em inferioridade numérica durante cerca de uma hora. O Schalke 04 marcou três golos, mas o Sporting, mesmo em inferioridade numérica, conseguiu recuperar para 3-3, que poderia ter sido o resultado final, se o árbitro não tivesse marcado um penalty contra o Sporting nos últimos instantes do jogo, por suposta mão de Jonathan Silva. Na verdade a bola bateu-lhe na cara. O Sporting perdeu por 3-4, e já estava assim a quatro pontos do Schalke 04.
Mesmo se vencesse no jogo seguinte, continuaria atrás. Desta vez, sem penalties e sem expulsões, foi o Sporting que sofreu primeiro um golo mas recuperou para vencer por 4-2. Em caso de igualdade final com o Schalke 04, o Sporting teria vantagem no confronto direto.
O próximo adversário era o Maribor. Se o Sporting ganhasse garantiria pelo menos o terceiro lugar, e poderia subir ao segundo lugar se o Schalke 04 não ganhasse ao Chelsea. O Sporting venceu por 3-1, o Schalke 04 foi esmagado pelo Chelsea, e o Sporting subiu ao segundo lugar.
Só que para o manter teria de não perder em Inglaterra, ou o Schalke 04 teria de não vencer na Eslovénia.
O Sporting começou a perder desde cedo em Inglaterra, aos 16 minutos já perdia por 0-2. No início da segunda parte ainda conseguiu reduzir, mas pouco depois o Chelsea repôs a diferença de dois golos. Restava-lhe esperar que o Schalke 04 não ganhasse na Eslovénia, só que aos 62 minutos Meyer marcou o golo que devolveu o segundo lugar do grupo ao Schalke 04.
O jogador-chave foi Nani, com quatro golos e duas assistências. Tornou-se o segundo melhor marcador do Sporting na história da Liga dos Campeões com cinco golos, apenas atrás dos 6 de Liedson. Em 11 jogos pelo Sporting marcou cinco golos, mais que em 49 pelo Manchester United onde marcou apenas quatro.
A ida para os dezasseis avos de final da Liga Europa parecia mais adequada ao Sporting que permanecer na Liga dos Campeões, onde a última experiência (e até agora única) tinha sido traumatizante – duas derrotas contra o Bayern Munique, por um total de 1-12!
Só que o próximo adversário está longe de ser fácil, o Wolfsburgo. Os resultados do Sporting contra o Schalke 04 e os do Wolfsburgo contra o Everton são encorajadores, mas o Sporting terá um osso duro de roer.

Sem comentários:

Enviar um comentário