domingo, 21 de dezembro de 2014

PSV Eindhoven



Treinador: Phillip Cocu

Jogador-chave: Wijnaldum



O PSV Eindhoven qualificou-se para os dezasseis avos de final da Liga Europa.
Depois de não ter conseguido ultrapassar a fase de grupos nas duas épocas anteriores, a reputação do PSV Eindhoven na Liga Europa ficou abalada. Passou de três épocas entre 2009/2010 e 2011/2012 em que passou sempre a fase de grupos e apenas perdeu um jogo por época para duas épocas seguintes em que perdeu três jogos por época e nunca ultrapassou a fase de grupos.
Nestas duas épocas anteriores começou sempre com uma derrota, mas desta vez começou com uma vitória em casa, contra o Estoril, por 1-0. Um bom presságio.
No entanto, perdeu o jogo seguinte, na Rússia contra o Dínamo Moscovo. E no terceiro jogo, em casa contra o Panathinaikos, empatou 1-1. Ao fim da terceira jornada, apesar de estar em segundo lugar, tinha apenas um ponto de avanço sobre o Estoril e três de avanço sobre o Panathinaikos, e os dois jogos seguintes eram na Grécia contra o Panathinaikos e em Portugal contra o Estoril.
Na Grécia, contra o Panathinaikos, esteve a perder por duas vezes mas conseguiu vencer por 3-2, aumentando assim a vantagem sobre o Estoril e o Panathinaikos para quatro e seis pontos (e eliminando o Panathinaikos porque além da vantagem de seis pontos tinha também vantagem no confronto direto).
Mas o Estoril ainda era uma ameaça. Se o PSV Eindhoven perdesse em Portugal e depois não ganhasse o último jogo, o Estoril ainda poderia subir ao segundo lugar se vencesse o Panathinaikos na Grécia.
O PSV Eindhoven esteve em vantagem por duas vezes mas estava a perder por 2-3 ao intervalo, quando o jogo foi interrompido devido ao mau tempo. No dia seguinte jogou-se a segunda parte, o PSV Eindhoven conseguiu empatar o jogo e qualificar-se.
O jogador-chave foi Wijnaldum – marcou o golo da vitória na Grécia que eliminou o Panathinaikos, e marcou o golo do empate em Portugal que eliminou o Estoril.
O PSV Eindhoven será segundo classificado – nas outras três vezes que atingiu os dezasseis avos de final fê-lo sempre como vencedor do grupo. Ainda assim, o segundo lugar é melhor que os dois terceiros lugares nas duas épocas anteriores.

Sem comentários:

Enviar um comentário