terça-feira, 4 de maio de 2010

Portugal


COMO SE QUALIFICARAM:
Grupo 1:
1. Dinamarca 21 pontos
2. Portugal 19
3. Suécia 18
4. Hungria 16
5. Albânia 7
6. Malta 1

Play-off:
Portugal 1-0 Bósnia
Bósnia 0-1 Portugal

PARTICIPAÇÕES ANTERIORES:
1966- 3º lugar
1986- Fase de Grupos
2002- Fase de Grupos
2006- 4º lugar

TREINADOR: Carlos Queiroz

EQUIPA-TIPO: Eduardo; Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Duda; Pepe, Deco e Raul Meireles; Cristiano Ronaldo, Liedson e Simão


Esta será a 5ª participação de Portugal em Campeonatos do Mundo, a 3ª consecutiva.

A qualificação de Portugal já aqui foi comentada.
Portugal começou com Quim na baliza nos primeiros quatro jogos, mas a partir do quinto Eduardo passou a ser o guarda-redes titular, e Quim passou de titular a não convocado.
O lateral direito normalmente seria Bosingwa, mas está lesionado e falhará o Mundial. Possivelmente Carlos Queiroz utilizará Paulo Ferreira como lateral direito (fê-lo nos jogos contra a Bósnia, quando Bosingwa também estava indisponível). O lateral esquerdo deverá ser Duda que, tal como Eduardo, também passou a jogar a partir do quinto jogo.
Os defesas centrais provavelmente serão Ricardo Carvalho e Bruno Alves. Nos 9 jogos de Bruno Alves a titular, Portugal não perdeu nenhum, e sofreu apenas dois golos.
Pepe foi utilizado como médio defensivo, e a experiência foi um sucesso. O trio Ricardo Carvalho – Bruno Alves – Pepe foi um dos pontos fortes da equipa. Veremos se Portugal terá o trio disponível para o Mundial 2010, visto que Pepe e Ricardo Carvalho estão a recuperar de lesões.
Raul Meireles deverá ser um dos médios, jogou todos os jogos. O outro médio deverá ser Tiago ou Deco, provavelmente dependendo do adversário Queiroz optará por um ou outro.
Os extremos mais produtivos foram Nani (3 golos e 3 assistências) e Simão (4 golos e 1 assistência), mas infelizmente um deles deverá ser suplente, para dar lugar a Cristiano Ronaldo, que nada fez (0 golos e 0 assistências).
O ponta-de-lança deverá ser Liedson. Hugo Almeida foi bastante utilizado nos seis primeiros jogos, mas a partir do sétimo só jogou mais dois minutos, e Liedson passou a ser titular.

Carlos Queiroz foi bicampeão mundial de sub-20 em 1989 e 1991, veremos se também conseguirá ser campeão mundial pela selecção principal.

Sem comentários:

Enviar um comentário