domingo, 1 de fevereiro de 2015

Lille



Treinador: René Girard





Jogador-chave: Enyeama



O Lille foi eliminado no Grupo H da Liga Europa.
Começou a época nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões. Ao contrário das participações anteriores, onde apenas teve de disputar uma pré-eliminatória em 2012/2013, e qualificou-se diretamente para a fase de grupos em 2011/2012, desta vez tinha de ultrapassar duas pré-eliminatórias para chegar à fase de grupos.
Começou por ganhar ao Grasshopper na Suíça por 2-0. Um empate 1-1 em casa na segunda mão foi suficiente para atingir a fase seguinte. Entre o Lille e a Liga dos Campeões estava o FC Porto. Desta vez o Lille jogava primeiro em casa, e perdeu por 0-1. Na semana seguinte perdeu novamente em Portugal, desta vez por 0-2, e passou para a fase de grupos… da Liga Europa.
Nas duas participações anteriores na Liga Europa o Lille tinha ultrapassado a fase de grupos, e nas duas participações anteriores na Liga dos Campeões o Lille tinha ficado em último lugar. Talvez a Liga Europa fosse uma competição mais adequada ao nível do Lille.
Começou com um empate em casa contra o Krasnodar, 1-1. Esteve a perder e na segunda parte conseguiu empatar, mas foi um mau resultado, empatar em casa contra o adversário supostamente mais fraco.
Duas semanas depois voltou a empatar 1-1, mas este resultado já pareceu bem melhor que o anterior, porque foi na Alemanha contra o Wolfsburgo.
Na terceira jornada, em casa contra o Everton, o Lille empatou pela terceira vez, desta vez 0-0. A meio da fase de grupos o Lille estava em terceiro lugar com três pontos, dois de atraso para o Everton, um de atraso para o Wolfsburgo e um de avanço sobre o Krasnodar.
No jogo seguinte o Lille passou de três empates seguidos para uma derrota por três golos de diferença, 0-3 em Inglaterra contra o Everton. Esta derrota igualou a maior derrota do Lille na história da Liga Europa, também em Inglaterra mas contra o Liverpool em 2010, por 0-3.
O Lille tinha agora cinco pontos de atraso para o Everton e quatro de atraso para o Wolfsburgo. Tinha de vencer o jogo seguinte na Rússia. Se perdesse era eliminado, e se empatasse precisava que o Wolfsburgo perdesse contra o Everton para continuar a ter hipótese de alcançar os alemães na última jornada.
Na Rússia conseguiu o quarto empate em cinco jogos, suficiente para eliminar o Krasnodar, mas poderia ser também o fim do Lille, se o Wolfsburgo não perdesse contra o Everton. Só que o Wolfsburgo perdeu contra o Everton, e assim o Lille foi para a última jornada a precisar apenas de vencer em casa contra o Wolfsburgo para subir ao segundo lugar e qualificar-se para os dezasseis avos de final.
Ao intervalo o Lille perdia por 0-1, na segunda parte Guilavogui foi expulso aos 55 minutos e parecia que o Lille poderia aproveitar a superioridade numérica para recuperar, só que foi o Wolfsburgo que marcou novamente. O Lille nem de penalty conseguiu marcar, Benaglio defendeu um penalty de Origi aos 76 minutos, e o Lille acabou por perder por 0-3 e ser eliminado, terminando mesmo em último lugar porque o Krasnodar ganhou ao Everton.
A queda do Lille é longa e ainda não terminou. Oitavos de final da Liga Europa em 2010, dezasseis avos de final em 2011, e agora nem sequer ultrapassou a fase de grupos, não ganhando um único jogo (com dois últimos lugares nos grupos da Liga dos Campeões pelo meio).

Sem comentários:

Enviar um comentário