sexta-feira, 30 de abril de 2010

Eslováquia


COMO SE QUALIFICARAM:
Grupo 3:
1. Eslováquia 22 pontos
2. Eslovénia 20
3. República Checa 16
4. Irlanda do Norte 15
5. Polónia 11
6. San Marino 0

PARTICIPAÇÕES ANTERIORES: Estreia

TREINADOR: Vladimir Weiss

EQUIPA-TIPO: Mucha; Pekarík, Durica, Skrtel e Zabavnik; Weiss, Kozak, Strba e Hamsik; Sestak e Vittek


A Eslováquia será o único estreante no Mundial 2010. E não é apenas a estreia em Campeonatos do Mundo, é a estreia em grandes competições, visto que a Eslováquia também nunca participou num Campeonato da Europa.

A Eslováquia fazia parte da Checoslováquia, e desde que em 1993 a Checoslováquia se separou em República Checa e Eslováquia, a República Checa participou em quatro Campeonatos da Europa (1996, 2000, 2004 e 2008) e um Campeonato do Mundo (2006), e a Eslováquia só agora conseguiu qualificar-se para uma grande competição.
A Checoslováquia participou em 8 Campeonatos do Mundo, e foi finalista vencida em 1934 e 1962. Na sua última participação, em 1990, atingiu os quartos de final.

Curiosamente, a Eslováquia qualificou-se num grupo onde estava a República Checa.
O guarda-redes Mucha foi titular no 5º jogo, fora na República Checa, e a partir daí jogou todos os jogos.
O médio Weiss, filho do treinador Vladimir Weiss, foi titular no 7º jogo, também contra a República Checa mas em casa, e a partir daí também jogou todos os restantes jogos. É a par de Stoch o jogador mais novo da equipa, têm apenas 20 anos.
O avançado Sestak foi o melhor marcador da equipa na fase de qualificação, com 6 golos.

A Eslováquia terá uma estreia fácil, contra a Nova Zelândia, mas depois defrontará o Paraguai e a Itália, adversários bem mais difíceis.

Sem comentários:

Enviar um comentário