terça-feira, 13 de abril de 2010

Nigéria


COMO SE QUALIFICARAM:
Grupo B:
1. Nigéria 12 pontos
2. Tunísia 11
3. Moçambique 7
4. Quénia 3

PARTICIPAÇÕES ANTERIORES:
1994- Oitavos de Final
1998- Oitavos de Final
2002- Fase de Grupos

TREINADOR: Lars Lagerback

EQUIPA-TIPO: Enyeama; Odiah, Yobo, Shittu e Echiéjilé; Obasi, Etuhu, Kaita e Odemwingie; Martins e Yakubu


A Nigéria está de volta ao Campeonato do Mundo, depois de ter falhado o Mundial 2006.

Apesar de ter atingido o 3º lugar na Taça das Nações Africanas, os resultados não foram satisfatórios (derrotas por 3-1 contra o Egipto e por 1-0 contra o Gana), e a pouco mais de três meses do início do Mundial, a Nigéria trocou de treinador, substituindo Shaibu Amodu pelo sueco Lars Lagerback.
Durante o torneio, Taiwo perdeu o lugar de lateral esquerdo para Elderson e Yobo também perdeu o lugar de defesa central para Apam,
mas agora, com um novo treinador, estes jogadores poderão reconquistar os seus lugares no onze inicial.
Mas estas não serão as únicas decisões que Lagerback terá de tomar: no ataque, por exemplo, terá de escolher entre Obasi, Odemwingie, Yakubu, Obinna, Martins… e até o veterano Kanu (33 anos), e em princípio só haverá lugar para três no onze inicial.

A Nigéria voltará a defrontar a Argentina, tal como em 1994 e 2002. Em ambas as ocasiões a Nigéria perdeu, 1-2 e 0-1 respectivamente. Além destas duas derrotas, a Nigéria também perdeu a final do Mundial sub-20 em 2005 contra a Argentina, e ainda a final dos Jogos Olímpicos em 2008. Será que desta vez a Nigéria perderá novamente?
Lars Lagerback era um dos treinadores da Suécia no Mundial 2002, onde a Suécia derrotou a Nigéria e empatou com a Argentina.

Sem comentários:

Enviar um comentário