quinta-feira, 10 de junho de 2010

Previsões: Grupos G e H

Grupo G: Brasil e Portugal
O Brasil é a melhor equipa. São tão bons que se pudessem competir com uma segunda equipa, essa equipa também seria uma das mais fortes do Mundial. Têm vencido tudo com o Dunga a treinador: a Copa América 2007, a Taça das Confederações 2009, e ficaram em primeiro na zona de qualificação sul-americana. Também deverão vencer o Mundial 2010.
Portugal teve problemas na fase de qualificação, e o Queiroz resolveu alguns dos problemas. Também teve problemas nos amigáveis este ano (empate contra Cabo Verde!), veremos se Queiroz também os resolverá para começar o Mundial a jogar a sério, porque se tal não acontecer, depois não haverá muito tempo para recuperar.
A Costa do Marfim foi decepcionante na Taça das Nações Africanas (empate contra o Burkina Faso, e eliminada pela Argélia) e depois tiveram a brilhante ideia de contratar Eriksson, que foi tão bom ao serviço do México, e que também foi tão bom contra Portugal e o Brasil nos Mundiais anteriores.
A Coreia do Norte é uma das equipas mais fracas no Mundial. Não irão repetir os quartos de final de 1966. Os resultados nos amigáveis (derrota e empate contra a Venezuela, derrota contra o México, empate contra a África do Sul, derrota contra o Paraguai, e empate contra a Grécia) sugerem que não conseguirá sequer pontuar.

Grupo H: Espanha e Suíça
A Espanha ganhou quase todos os jogos que disputou nos últimos anos – a excepção foi a derrota contra os EUA na Taça das Confederações. São considerados os favoritos por muitas pessoas, mas para mim uma equipa que perdeu a Taça das Confederações e que não tem história nos Mundiais não pode ser a favorita.
A Suíça foi impressionante em 2006: saíram do Mundial sem golos sofridos. No entanto, foram decepcionantes no Euro 2008, tiveram uma derrota chocante contra Luxemburgo na qualificação, e os resultados nos amigáveis também foram maus: derrotas contra o Uruguai e a Costa Rica, e empate contra a Itália. Não é o melhor presságio para ir agora defrontar uma equipa sul-americana, uma da CONCACAF, e uma europeia.
O Chile foi impressionante na zona de qualificação sul-americana. Terminaram apenas 1 ponto atrás do Brasil. Também tiveram bons resultados nos amigáveis deste ano, apesar de a oposição não ser muito forte (vitórias contra o Panamá, Trinidad e Tobago, Zâmbia, Irlanda do Norte e Israel… empate contra a Venezuela… e derrota conta o México, o adversário mais forte). Não ganham um jogo no Campeonato do Mundo desde 1962!
Finalmente, a qualificação das Honduras (em vez da Costa Rica) foi surpreendente. Não ganharam nenhum amigável este ano (derrotas contra a Turquia, a Venezuela e a Roménia, e empates contra a Bielorrússia e o Azerbaijão), e também não deverão ganhar nenhum jogo no Mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário