domingo, 27 de abril de 2014

Bósnia


COMO SE QUALIFICARAM:

Grupo G:
1. Bósnia 25 pontos
2. Grécia 25
3. Eslováquia 13
4. Lituânia 11
5. Letónia 8
6. Liechtenstein 2


PARTICIPAÇÕES ANTERIORES: Estreia


Treinador: Safet Susic




Equipa-tipo: Begovic; Mujdza, Bikakcic, Spahic e Kolasinac; Medunjanin; Pjanic, Misimovic e Lulic; Ibisevic e Dzeko





A Bósnia qualificou-se para o Campeonato do Mundo pela primeira vez. Será o único estreante no Mundial 2014.

Depois de várias qualificações em que ficava sempre em terceiro ou quarto lugar, na qualificação para o Mundial 2010 a Bósnia ficou em segundo lugar, atrás do campeão europeu Espanha, e à frente de equipas como a Turquia (semifinalista do Euro 2008) ou a Bélgica. Disputou um playoff contra Portugal por um lugar no Mundial 2010, e foi eliminada, perdendo ambos os jogos por 0-1.

Para o Euro 2012, voltou a ficar em segundo lugar, atrás da França, e voltou a disputar um playoff contra Portugal. Desta vez não perdeu os dois jogos, empatou o primeiro 0-0, mas perdeu por uma diferença maior na soma dos dois jogos, 2-6.

Na qualificação para o Mundial 2014, sem um colosso no caminho como Portugal, Espanha ou França, a Bósnia aproveitou para ficar em primeiro lugar e qualificar-se automaticamente, evitando os playoffs… onde Portugal estava novamente entre os possíveis adversários, tal como a França.

Os 23 convocados são os guarda-redes Begovic, Fejzic e Avdukic, os defesas Mujdza, Bikakcic, Spahic, Kolasinac, Vrsajevic, Sunjic, Vranjes e Salihovic, os médios Medunjanin, Pjanic, Misimovic, Lulic, Besic, Hadzic, Susic, Ibricic e Hajrovic, e os avançados Ibisevic, Dzeko e Visca.

Safet Susic gosta de jogar com dois pontas-de-lança, Ibisevic e Dzeko, mas não convocou mais nenhum além destes dois. Se as coisas não correrem bem de início e for preciso alterar a equipa, como ela já estará no sistema mais ofensivo possível, o que mais poderá fazer?

Lá porque o sistema funcionou contra equipas como a Grécia, Eslováquia, Lituânia, Letónia e Liechtenstein, não quer dizer que funcione contra os adversários do Mundial 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário