sexta-feira, 18 de abril de 2014

Croácia


COMO SE QUALIFICARAM:

Grupo A:
1. Bélgica 26 pontos
2. Croácia 17
3. Sérvia 14
4. Escócia 11
5. País de Gales 10
6. Macedónia 7

Playoff:
Islândia 0-0 Croácia
Croácia 2-0 Islândia


PARTICIPAÇÕES ANTERIORES:
1998 - 3º lugar
2002 - Fase de Grupos
2006 - Fase de Grupos


Treinador: Niko Kovac



Equipa-tipo: Pletikosa; Srna, Corluka, Lovren e Pranjic; Rakitic e Modric; Perisic, Mateo Kovacic e Olic; Mandzukic




A Croácia começou a qualificação para o Mundial 2014 de uma forma brilhante, com cinco vitórias e um empate nos primeiros seis jogos. Até o empate, fora contra a Bélgica, podia ser considerado um bom resultado, contra a equipa que viria a ganhar o Grupo A.

No entanto, não conseguiu ganhar nenhum dos quatro jogos seguintes (um empate e três derrotas), e como terminou em segundo lugar teve de disputar o playoff. Foi o segundo pior segundo classificado da zona europeia, apenas acima da Dinamarca, que como pior segundo classificado nem sequer teve a oportunidade de disputar o playoff.

Aconteceram muitas coisas no playoff contra a Islândia. O treinador Igor Stimac despediu-se após a fase de grupos e foi substituído por Niko Kovac.

Niko Kovac empatou 0-0 na Islândia e quatro dias depois conseguiu vencer por 2-0 em casa, apesar de Mandzukic ter sido expulso ainda durante a primeira parte. Devido a esta expulsão, estará suspenso para o primeiro jogo do Mundial 2014, contra o Brasil.

E, no final do jogo, Simunic celebrou usando cânticos racistas, foi suspenso por 10 jogos e irá falhar o Mundial 2014.

Os 23 convocados são os guarda-redes Pletikosa, Zelenika e Subasic, os defesas Srna, Corluka, Lovren, Pranjic, Vrsaljko, Vida e Schildenfeld, os médios Rakitic, Modric, Perisic, Kovacic, Olic, Vukojevic, Badelj, Sammir, Brozovic e Eduardo, e os avançados Mandzukic, Jelavic e Rebic.

Este será o terceiro Campeonato do Mundo para Pletikosa e Olic, e o segundo para Srna e Modric.

A Croácia perdeu por 0-1 contra o Brasil no Mundial 2006, e por 0-1 contra o México no Mundial 2002. Nunca defrontou os Camarões, o outro adversário do Grupo A, em Campeonatos do Mundo anteriores. Será a primeira vez que defronta uma equipa africana.

Sem comentários:

Enviar um comentário