sexta-feira, 25 de abril de 2014

Japão


COMO SE QUALIFICARAM:

Grupo B:
1. Japão 17 pontos
2. Austrália 13
3. Jordânia 10
4. Omã 9
5. Iraque 5


PARTICIPAÇÕES ANTERIORES:
1998 - Fase de Grupos
2002 - Oitavos de Final
2006 - Fase de Grupos
2010 - Oitavos de Final


Treinador: Alberto Zaccheroni




Equipa-tipo: Kawashima; Uchida, Yoshida, Konno e Nagatomo; Hasebe e Endo; Okazaki, Honda e Kagawa; Kakitani



O Japão qualificou-se para o quinto Mundial consecutivo. Nos últimos 16 anos, além de se qualificar para todos os Campeonatos do Mundo, também venceu três das quatro edições da Taça Asiática. Mas ser uma superpotência no futebol asiático não implica necessariamente sê-lo no futebol mundial.

Na Taça das Confederações 2013, o Japão perdeu os três jogos, contra o Brasil (0-3), Itália (3-4) e México (1-2).

No entanto, o Japão tem bons motivos para acreditar que no Mundial 2014 os resultados serão melhores – é a equipa do Grupo C com melhor historial em Campeonatos do Mundo, a única que atingiu os oitavos de final por duas vezes, e também a que teve melhor resultado no último Campeonato do Mundo.

O guarda-redes titular será Kawashima, com Nishikawa e Gonda a suplentes. O quarteto defensivo titular será Uchida na direita, Yoshida e Konno no centro, e Nagatomo na esquerda, com Hiroki Sakai, Inoha, Morishige e Gotoku Sakai a suplentes. Os dois médios defensivos titulares serão Hasebe e Endo, com Yamaguchi e Aoyama a suplentes. No quarteto ofensivo, Honda a médio ofensivo e Kagawa a extremo esquerdo são certos, Okazaki também é certo, sendo que a sua posição tanto pode ser de extremo direito como de ponta-de-lança, nesse caso entrando Kiyotake para extremo direito. O ponta-de-lança, se não for Okazaki, poderá ser Kakitani ou Osako, visto que Maeda, o ponta-de-lança da qualificação e da Taça das Confederações, não foi convocado. Os restantes avançados são Saito e Okubo.

Este será o terceiro Mundial para Endo, o segundo para Kawashima, Uchida, Konno, Nagatomo, Hasebe, Honda, Okazaki, e Okubo.

O Japão nunca defrontou os seus adversários do Grupo C em Campeonatos do Mundo anteriores, mas venceu sempre que defrontou equipas africanas (Tunísia em 2002 e Camarões em 2010). Conseguirá fazê-lo novamente contra a Costa do Marfim? 
No entanto, já defrontou a Colômbia e a Grécia na Taça das Confederações em 2003 e 2005 respetivamente, perdeu 0-1 e ganhou 1-0 respetivamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário