sexta-feira, 18 de abril de 2014

Camarões


COMO SE QUALIFICARAM:

Grupo I:
1. Camarões 13 pontos
2. Líbia 9
3. RD Congo 6
4. Togo 4

Playoff:
Tunísia 0-0 Camarões
Camarões 4-1 Tunísia


PARTICIPAÇÕES ANTERIORES:
1982 - Fase de Grupos
1990 - Quartos de Final
1994 - Fase de Grupos
1998 - Fase de Grupos
2002 - Fase de Grupos
2010 - Fase de Grupos

Treinador: Volker Finke



Equipa-tipo: Itandje; Mbia, Chedjou, N'Koulou e Assou-Ekotto; Alexandre Song, Makoun e Enoh; Eto'o, Webó e Moukandjo




A qualificação dos Camarões para o Mundial 2014 foi problemática – tiveram três treinadores, e uma derrota transformada em vitória porque o adversário jogou com um jogador que estava suspenso.

Os Camarões iniciaram a qualificação com o treinador Denis Lavagne, que ao fim de dois jogos tinha uma vitória e uma derrota. Mas não foi a derrota no jogo de qualificação para o Mundial 2014, fora contra a Líbia, que fez com que os Camarões mudassem de treinador, mas sim a derrota contra Cabo Verde, na qualificação para a Taça das Nações Africanas 2013. Os Camarões não se conseguiram qualificar.

No jogo seguinte de qualificação para o Mundial 2014 o treinador foi Jean-Paul Akono. Apesar de ter vencido o Togo, foi considerado uma solução provisória, e foi substituído por Volker Finke.

Volker Finke estreou-se com uma derrota contra o Togo, por 0-2. No entanto, o Togo jogou com Romao, que estava suspenso, portanto a derrota por 0-2 foi transformada numa vitória por 3-0.

Esta derrota transformada em vitória foi a diferença entre ter de ganhar à Líbia na última jornada da fase de grupos, ou apenas precisar de um empate. Os Camarões acabaram por vencer esse jogo, e depois eliminaram a Tunísia no playoff, e qualificaram-se para o Mundial 2014.

Os 23 convocados são os guarda-redes Itandje, Feudjou e N’Djock, os defesas Mbia, Chedjou, N’Koulou, Assou-Ekotto, Nyom, Nounkeu, Bedimo e Djeugoué, os médios Alexandre Song, Makoun, Enoh, Matip, N´Guémo e Salli, e os avançados Eto’o, Webó, Moukandjo, Choupo-Moting, Aboubakar e Olinga.

Apesar do fiasco que foi o Mundial 2010, onde os Camarões perderam os três jogos, treze jogadores continuam na equipa quatro anos depois: Mbia, Chedjou, N’Koulou, Assou-Ekotto, Alexandre Song, Makoun, Enoh, Matip, N’Guémo, Eto’o, Webó, Choupo-Moting e Aboubakar. Eto’o é o único que participou em mais Mundiais, participou também em 1998 e 2002.

Os Camarões perderam por 0-3 contra o Brasil no Mundial 1994. Nunca defrontaram em Campeonatos do Mundo anteriores os outros adversários do Grupo A, México e Croácia.

Sem comentários:

Enviar um comentário