sábado, 17 de janeiro de 2015

Athletic Bilbau



Treinador: Ernesto Valverde





Jogador-chave: San José



O Athletic Bilbau terminou em terceiro lugar no Grupo H da Liga dos Campeões, passando para os dezasseis avos de final da Liga Europa.
Para atingir a fase de grupos da Liga dos Campeões teve de ultrapassar o Nápoles no playoff. Depois de um promissor empate 1-1 em Itália, tudo parecia perdido quando em Espanha o Nápoles marcou primeiro, por Hamsik, aos 47 minutos. Só que em apenas treze minutos, entre os 61 e os 74 minutos, o Athletic Bilbau marcou por três vezes (Aduriz os dois primeiros e Ibai Gómez o último).
A equipa que apenas tem jogadores bascos tinha acabado de eliminar uma equipa com vários jogadores que estiveram no Mundial 2014 ao serviço de várias seleções (Argentina, Itália, Bélgica, Argélia, Espanha, Uruguai, Brasil, Colômbia, Suíça).
As expectativas eram agora altas, mas diminuíram quando empatou o primeiro jogo, em casa contra o Shakhtar Donetsk, 0-0.
O jogo seguinte, na Bielorrússia contra o BATE Borisov, era a oportunidade perfeita para recuperar. O BATE Borisov tinha acabado de perder 0-6 em Portugal, parecia um adversário inofensivo. Só que o Athletic Bilbau perdeu por 1-2 e caiu para o último lugar do grupo.
No terceiro jogo, em Portugal contra o FC Porto, o Athletic Bilbau voltou a perder por 1-2 e já estava com seis pontos de atraso para o FC Porto, quatro de atraso para o Shakhtar Donetsk e dois de atraso para o BATE Borisov.
Se perdesse o jogo seguinte, em casa contra o FC Porto, e o Shakhtar Donetsk vencesse novamente o BATE Borisov, o Athletic Bilbau ficaria sem hipóteses de terminar nos dois primeiros lugares, restando-lhe apenas a luta pelo terceiro lugar e passagem para a Liga Europa.
Perdeu, por 0-2, num jogo em que não fez um único remate à baliza. E no outro jogo o Shakhtar Donetsk ganhou.
Este desempenho na fase de grupos da Liga dos Campeões foi parecido com o desempenho na Liga Europa em 2012/2013. O Athletic Bilbau também tinha grandes expectativas, após ter sido finalista na época anterior. Também começou por empatar o primeiro jogo em casa, e também se seguiram três derrotas.
Nessa participação o Athletic Bilbau ainda conseguiu ser terceiro classificado, e ganhou o quinto jogo. E agora voltou a fazê-lo, ganhou ao já qualificado Shakhtar Donetsk por 1-0 na Ucrânia.
Com esta vitória conseguiu ultrapassar o BATE Borisov, e agora só precisava de não perder na última jornada para manter o terceiro lugar.
A diferença para essa participação na Liga Europa em 2012/2013 foi este último jogo, que o Athletic Bilbau também venceu, ao contrário de em 2012 onde apenas empatou.
O jogador-chave foi San José, que marcou o golo da vitória contra o Shakhtar Donetsk, e o primeiro golo na vitória por 2-0 contra o BATE Borisov.
Esta época foi uma evolução comparada com 2012/2013, onde o Athletic Bilbau não conseguiu atingir os dezasseis avos de final. Desta vez conseguiu fazê-lo, e irá defrontar o Torino. A última vez que esteve nesta fase, só parou na final. Mas das duas vezes anteriores não conseguiu ir mais além. Como será desta vez?

Sem comentários:

Enviar um comentário