domingo, 4 de janeiro de 2015

Liverpool



Treinador: Brendan Rodgers





Jogador-chave: Gerrard



O Liverpool ficou em terceiro lugar no Grupo B da Liga dos Campeões, passando para os dezasseis avos de final da Liga Europa.
Outrora presença habitual na Liga dos Campeões, o Liverpool regressou em 2014/2015, após quatro épocas de ausência. Nas presenças anteriores já se notava uma decadência: finalista vencido em 2007, semifinalista em 2008, eliminado nos quartos de final em 2009, e na época seguinte, a última antes do regresso, nem sequer ultrapassou a fase de grupos.
Conseguiu vencer o primeiro jogo, em casa contra o Ludogorets, mas com dificuldade, apenas por 2-1, com o segundo golo a ser marcado de penalty nos últimos minutos.
Seguiu-se uma derrota na Suíça contra o Basileia, por 0-1. Os dois jogos seguintes eram contra o Real Madrid. O Liverpool tinha um bom historial contra o Real Madrid, em 2008/2009 encontraram-se nos oitavos de final e o Liverpool venceu os dois jogos, por 1-0 em Espanha e por 4-0 em casa.
Só que seis anos depois o Liverpool está mais fraco, e o Real Madrid está mais forte, portanto desta vez foi o Real Madrid que venceu confortavelmente: primeiro em Inglaterra por 3-0, e depois em Espanha por 1-0.
O Liverpool nunca antes tinha perdido um jogo na Liga dos Campeões por mais de dois golos de diferença, e nunca antes tinha perdido três jogos seguidos.
Apesar destas derrotas, o Liverpool ainda tinha tudo sob controlo, com três pontos de atraso para o segundo classificado Basileia, se vencesse os dois últimos jogos qualificar-se-ia para os oitavos de final. Se o Basileia fosse para o último jogo com três pontos de avanço nem todas as vitórias (2-1, por exemplo) serviriam ao Liverpool, mas dependiam apenas dos seus resultados para chegar ao segundo lugar.
Só que o Liverpool não conseguiu vencer na Bulgária, empatou 2-2. Poderia ter sido logo eliminado se o Basileia tivesse ganho ao Real Madrid, só que o Basileia perdeu, por isso apesar do empate o Liverpool até encurtou a distância para o Basileia para dois pontos, e agora qualquer vitória seria suficiente para garantir o segundo lugar.
Só que no jogo decisivo, o Basileia marcou primeiro, e quando o Liverpool tentava recuperar, Lazar Markovic foi expulso, dificultando ainda mais a tarefa. O melhor que o Liverpool conseguiu fazer foi empatar. Poderia até ter perdido o terceiro lugar para o Ludogorets, mas como este foi derrotado em Espanha, o Liverpool manteve o terceiro lugar.
O jogador-chave foi o veterano Gerrard, que ainda marcou dois golos, o da vitória contra o Ludogorets de penalty, e o do empate contra o Basileia. É o jogador com mais golos pelo Liverpool na história da Liga dos Campeões, 21, e o segundo com mais jogos, 73, apenas atrás dos 80 de Carragher.
Nos dezasseis avos de final da Liga Europa o Liverpool irá defrontar o Besiktas, uma equipa que o Liverpool derrotou por 8-0 na Liga dos Campeões em 2007. Mas este Liverpool já demonstrou ser muito pior que o de outros tempos, portanto desta vez o jogo será bem mais equilibrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário