sábado, 4 de janeiro de 2014

Maccabi Telavive





Treinador: Paulo Sousa


Jogador-chave: Zahavi



O Maccabi Telavive não começou bem a Liga Europa, com um empate 0-0 em casa contra o APOEL. No último minuto teve uma oportunidade flagrante para ganhar o jogo, mas Itzhaki falhou um penalty. Era o sétimo jogo consecutivo do Maccabi Telavive sem ganhar na Liga Europa, não tinham sido capazes de ganhar um único jogo em 2011/2012.
Mas o ciclo de jogos sem vencer foi interrompido no jogo seguinte, em França contra o Bordéus, com uma vitória por 2-1. Na jornada seguinte perdeu na Alemanha contra o Eintracht Frankfurt, por 0-2, mas ainda assim, no fim da primeira volta, o Maccabi Telavive estava no segundo lugar do grupo com 4 pontos, um de avanço sobre o Bordéus e 3 sobre o APOEL.
Na quarta jornada o Maccabi Telavive venceu o Eintracht Frankfurt por 4-2, e reduziu a sua desvantagem para os alemães para apenas 2 pontos, aumentou o avanço sobre o Bordéus para 4 pontos, e manteve os 3 pontos de avanço sobre o APOEL.
Na quinta jornada, um empate 0-0 com o APOEL permitiu-lhe manter os 3 pontos de avanço sobre os cipriotas, mas um confronto direto neutro não lhes dava, ainda, a qualificação para os dezasseis avos de final. Era necessário pontuar na última jornada contra o Bordéus, ou que o APOEL não fosse capaz de vencer o último jogo. Ambos aconteceram e portanto o Maccabi Telavive qualificou-se.
Paulo Sousa fez um extraordinário trabalho, numa equipa que antes dele não foi capaz de ganhar um único jogo e fez apenas dois pontos, agora ganhou três jogos e conseguiu 11 pontos!
O adversário do Maccabi Telavive nos dezasseis avos de final será o Basileia, equipa que já os eliminou esta época nas eliminatórias da Liga dos Campeões. Mas derrotas passadas não são garantia de derrotas futuras. O contraexemplo mais famoso é provavelmente o da Alemanha Ocidental e da Hungria no Mundial 1954. A Hungria derrotou a Alemanha Ocidental por 8-3 na fase de grupos, mas voltaram a encontrar-se na final e foi a Alemanha Ocidental que venceu por 3-2.

Sem comentários:

Enviar um comentário