sábado, 25 de janeiro de 2014

Shakhtar Donetsk





Treinador: Mircea Lucescu


Jogador-chave: Douglas Costa



Ao contrário do Bayer Leverkusen, o Shakhtar Donetsk é uma equipa irregular. Numa época faz melhor que na anterior e depois na seguinte volta a fazer pior. Este padrão “sobe-desce” acontece há 10 épocas consecutivas. Esta época foi uma época de “desce”.
O início da Liga dos Campeões foi excelente para o Shakhtar Donetsk, com uma vitória por 2-0 em Espanha contra a Real Sociedad. Seguiu-se um empate em casa contra o Manchester United. O terceiro jogo foi desastroso, uma pesada derrota na Alemanha contra o Bayer Leverkusen, por 0-4. Foram ultrapassados pelo Bayer Leverkusen, que teriam de defrontar novamente duas semanas depois, em casa. Não conseguiram melhor que um empate 0-0, e continuaram em terceiro lugar no Grupo A, com três pontos de atraso para o Manchester United e dois pontos de atraso para o Bayer Leverkusen (mais desvantagem no confronto direto), e quatro pontos de vantagem sobre a Real Sociedad.
A situação do Shakhtar Donetsk era complicada, mas com duas vitórias nos dois jogos restantes a qualificação para os oitavos de final estava ao alcance. Seguiu-se o jogo em casa contra a Real Sociedad, que o Shakhtar Donetsk venceu por 4-0. Como o Bayer Leverkusen perdeu com o Manchester United, o Shakhtar Donetsk recuperou o segundo lugar. Mas, para o manter, o Bayer Leverkusen teria de perder em Espanha contra a Real Sociedad, ou o Shakhtar Donetsk teria de pelo menos empatar em Inglaterra se o Bayer Leverkusen também empatasse, ou teria mesmo de ganhar em Inglaterra se o Bayer Leverkusen também ganhasse. O Bayer Leverkusen ganhou, o Shakhtar Donetsk perdeu, e portanto caiu para a Liga Europa.
Da última vez que o Shakhtar Donetsk caiu da fase de grupos da Liga dos Campeões para a Liga Europa, esta ainda era a Taça UEFA, em 2008/2009, e o Shakhtar Donetk venceu-a. Mas entretanto o Shakhtar Donetsk já esteve na Liga Europa em 2009/2010, e não passou dos dezasseis avos de final, eliminado pelo Fulham. E como o Shakhtar Donetsk é uma equipa irregular, tanto pode repetir a vitória de 2008/2009 como a eliminação de 2009/2010.
O adversário nos dezasseis avos de final será o Viktoria Plzen, uma equipa que, tal como o Shakhtar Donetsk, também caiu da Liga dos Campeões para a Liga Europa. Se o conseguir ultrapassar, segue-se o Lyon ou o Chernomorets Odesa. É provável que o Shakhtar Donetsk atinja os quartos-de-final. É uma das equipas mais fortes, com legítimas aspirações à vitória final.

Sem comentários:

Enviar um comentário