quarta-feira, 25 de junho de 2014

Japão 1-4 Colômbia

Comparando com a segunda jornada, o Japão jogou com Aoyama a médio defensivo em vez de Yamaguchi, Kagawa a médio esquerdo, com Okubo a ponta-de-lança.



A Colômbia, já qualificada, fez oito alterações à equipa que jogou nos dois jogos anteriores. Santiago Arias foi o lateral direito, Valdés e Balanta foram os defesas centrais, Mejía e Guarín os médios centro, Quintero o médio esquerdo, e Jackson Martínez e Adrián Ramos os avançados. Apenas Ospina, Armero e Cuadrado mantiveram a titularidade.


Logo aos 17 minutos, Konno derrubou Adrián Ramos dentro da área – penalty para a Colômbia. Na conversão, Cuadrado marcou o primeiro golo.

Antes do intervalo, aos 45 minutos, Honda cruzou da direita e Okazaki, de cabeça, marcou o golo do empate. Por esta altura a Grécia estava a vencer a Costa do Marfim no outro jogo do grupo, e o Japão estava a apenas um golo de se qualificar para os oitavos de final.

Para a segunda parte, José Pekerman substituiu os médios laterais Cuadrado e Quintero por Carbonero e James Rodríguez.

E dez minutos depois James Rodríguez recebeu a bola vinda da direita de Santiago Arias, passou-a a Jackson Martínez na esquerda e este marcou o segundo golo da Colômbia.


Aos 82 minutos James Rodríguez fez um passe em profundidade para Jackson Martínez, este fintou Uchida e rematou fora do alcance de Kawashima, marcando o terceiro golo da Colômbia e o seu segundo no jogo e no Mundial 2014. Foi a primeira vez que um colombiano marcou mais de um golo num jogo do Campeonato do Mundo.


Aos 85 minutos foi superado um outro record, não só colombiano mas da história dos Campeonatos do Mundo – o guarda-redes Mondragón, com 43 anos, entrou para o lugar de Ospina e tornou-se no jogador mais velho a jogar num Campeonato do Mundo!


Aos 90 minutos inverteram-se os papéis: Jackson Martínez fez um passe em profundidade para James Rodríguez, que fintou Yoshida e picou a bola por cima de Kawashima, marcando o quarto golo.


James Rodríguez tornou-se assim o melhor marcador colombiano na história dos Campeonatos do Mundo, com 3 golos. Está a ser uma das estrelas do Mundial 2014.

No entanto, o herói do jogo foi Jackson Martínez.


Com esta vitória, a Colômbia garantiu o primeiro lugar do Grupo C, e irá defrontar o Uruguai nos oitavos de final. Até poderia ter perdido o jogo que ainda assim teria ficado em primeiro lugar, porque a Costa do Marfim perdeu o outro jogo.

O Japão foi eliminado: só precisava de ter vencido este jogo, contra os habituais suplentes da Colômbia, para atingir os oitavos de final, mas não foi capaz de fazê-lo, tal como não foi capaz de vencer a Grécia jogando em superioridade numérica no jogo anterior nem de manter a vantagem que teve contra a Costa do Marfim no primeiro jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário